A Academia Brasileira de Letras realizou o encerramento do ciclo “Cânon, antologias e formação de leitores”, com a presença de Beatriz Resende, falando sobre “O cânon em questão II”.
Sob a coordenação geral do Acadêmico e Presidente da ABL Marcos Vilaça e coordenação do Acadêmico e Primeiro-Secretário Domício Proença Filho, o ciclo tem por objetivo debater os novos critérios para a estruturação de modelos literários na era da internet.
De acordo com o Acadêmico Domício Proença Filho, algumas perguntas básicas darão sentido à proposta do ciclo: que critérios devem ser levados em conta para a escolha de obras literárias representativas do cânone na contemporaneidade? Permanecem válidos os critérios de definição do cânone ou devem ser considerados novos paradigmas?
O ciclo teve início no dia 12 de abril e contou com a presença do Acadêmico Arnaldo Niskier, falando sobre “Antologias e educação”, Ítalo Moriconi, falando sobre “Relato de experiência” no dia 19 de abril, e Marisa Lajolo, no dia 26 de abril, apresentando o tema “O Cânon em questão I”.
“Cânon, antologias e formação de leitores” tem patrocínio da Petrobras e a conferência de encerramento, “O cânon em questão II”, aconteceu no dia 3 de maio, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
Saiba mais
Beatriz Resende é bacharel e licenciada em Português e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969), mestre em Teoria da Literatura (1980) e doutora em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989).
Realizou estágio de Pós-Doutorado no Museu Nacional da UFRJ (2000). É pesquisadora 1-B CNPq e do Programa Avançado de Cultura Contemporânea - PACC/UFRJ e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ desde 2006. É professora do Departamento de Teoria do Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da UFRJ.
Atualmente é Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trabalha em especial com os seguintes temas: Literatura contemporânea, Estudos da Cidade, Lima Barreto, Literatura e novos suportes. Escreve regularmente para suplementos literários do Rio e São Paulo.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
3/5/2011
28/04/2011 - Atualizada em 27/04/2011