Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Odisseia em foco: Lúcia Bettencourt fala sobre mitos, literatura e história no Quinta é Cultura

Odisseia em foco: Lúcia Bettencourt fala sobre mitos, literatura e história no Quinta é Cultura

 

Uma imersão no universo da Odisseia é o tema do próximo Quinta é Cultura. A professora e pesquisadora Lúcia Bettencourt desvendará como a Odisseia resiste ao tempo, tendo sobrevivido por cerca de três milênios, ao transformar o cotidiano em arte sublime.

Teias (literais e literárias), o vai e vem das ondas do mar e dos fios do tear, juntamente com os enganos e disfarces de Ulisses, são algumas das temáticas da palestra que será realizada na quinta-feira, 18 de setembro, às 17h30, com coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/teias-tramas-e-patranhas-o-feminino-e-o-masculino-na-odisseiateias-tramas-e-patranhas-o-feminino-e-o-masculino-na-odisseia-532300/

A palestra também terá transmissão pelo Youtube da ABL: https://www.youtube.com/live/tAZh1J5ArHA?si=7eqdJME6yLDwddLP

Lúcia Bettencourt afirma que numa narrativa que sobrevive há cerca de três milênios, procura-se demonstrar em sua trama, ou enredo, o mimetismo.

“Ser capaz de elevar a vida cotidiana às alturas artísticas é um trabalho de homens e mulheres capazes de, na ficção, inserir-se na história e abrir caminhos seguidos até hoje.”

A programação cultural da ABL segue com a terceira conferência do ciclo “Literatura e política”, em que o Acadêmico e escritor Ruy Castro abordará a "Literatura às vésperas da guerra - O romance brasileiro dos anos 30” na terça, dia 23 de setembro, às 16h.

Como parte dos eventos do “Quinta é Cultura”, o jornalista Ernesto Rodrigues falará sobre o aniversário da maior emissora do país na palestra “TV Globo 60 anos - hegemonia, concorrência e metamorfose”, na quinta-feira, dia 25 de setembro, às 17h30. A coordenação será do presidente da ABL Merval Pereira.

Sobre Lúcia Bettencourt

Lúcia Bettencourt se dedica à literatura desde que aprendeu a ler, primeiramente como leitora, em seguida como estudante, professora, crítica, pesquisadora e autora. Começou a publicar ficção graças ao prêmio SESC de contos (2005) conferido a: A Secretária de Borges (Rio de Janeiro: Record, 2006). Seguiram-se os livros Linha de Sombra; O amor acontece e O Regresso, a última viagem de Rimbaud.

Como ensaísta, recebeu o prêmio da ABL em 2012 pelo livro O Banquete, uma degustação de textos e de imagens. Seus livros infantis e juvenil mais recentes são O olho do Piolho e Uma aventura para três.

Está finalizando duas novas coletâneas de contos e outro romance baseado na vida da pintora Anita Malfatti.

10/09/2025