O que inspira um poeta? Quais as circunstâncias que inspiram um poeta a escrever? O poeta é triste? O Acadêmico Antonio Cicero conversa sobre sua poesia na próxima quinta-feira, 4 de julho, às 17h30, na ABL. A coordenação do encontro é do Acadêmico e escritor Antônio Torres.
A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/antonio-cicero-poesia-465123/
Sobre Antonio Cicero
Antonio Cicero é visto como um dos escritores mais representativos da literatura brasileira contemporânea. Desde muito jovem escreve poemas, mas tornou-se conhecido em finais dos anos 70 como o letrista das canções de sua irmã, Marina Lima. É autor do ensaio O mundo desde o fim (1995) e de duas coletâneas poéticas: Guardar (1997, Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira) e A cidade e os livros (2002).
Produziu várias letras de canções como, por exemplo, as de Fullgás, Pra começar e À francesa – as duas primeiras em parceria com sua irmã, e a última com Cláudio Zoli.
Em 1993, concebeu, em colaboração com o poeta Waly Salomão e com o patrocínio do Banco Nacional, o projeto "Banco Nacional de Idéias", através do qual, nesse ano e nos dois anos subsequentes, promoveu ciclos de conferências e discussões de artistas e intelectuais de importância mundial.
Em 1996, lançou o livro de poemas Guardar, vencedor do Prêmio Nestlé de Literatura Brasileira na categoria estreante. Lançou também um CD em 1996, Antonio Cicero por Antonio Cicero, onde recita seus poemas.
Em 2001, seu poema "Guardar" foi incluído na antologia Os cem melhores poemas brasileiros do século, organizada por Ítalo Moriconi. Em 2002, lançou o livro de poemas A cidade e os livros. No mesmo ano, lançou o livro de entrevistas organizado por Arthur Nogueira, Antonio Cicero por Antonio Cicero.
Em 2005, lançou o livro de ensaios filosóficos Finalidades sem fim, que foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria "Teoria / Crítica literária". Em 2012, lançou o livro de poemas Porventura, o livro Poesia e filosofia (ensaio filosófico) e, como organizador, o livro de ensaios estéticos Forma e sentido contemporâneo: poesia.
Em 2017, lançou “A poesia e a crítica”, no qual analisa aspectos da poesia e da cultura contemporânea com erudição e vivacidade.
28/06/2024