Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Poesia e heroísmo na Ilíada” será o tema de abertura do ciclo “Obras-primas da literatura universal”, na ABL

“Poesia e heroísmo na Ilíada” é o tema de abertura do ciclo “Obras-primas da literatura universal”, na ABL

 

O professor Trajano Vieira fez na Academia Brasileira de Letras a palestra de abertura do ciclo “Obras-primas da literatura universal”, intitulada Poesia e heroísmo na Ilíada. A conferência aconteceu no dia 6 de outubro, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Foram fornecidos certificados de frequência.

O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.

“Obras-primas da literatura universal” terá mais três palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 13, Sheila Hue, 400 anos de discórdias: Os Lusíadas, seus leitores e editores, 20, Acadêmico Ferreira Gullar, Dom Quixote e os perigos da leitura; e 27, Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, Antígona – O feminino como crime político.

Saiba mais:

Trajano Vieira é doutor em Literatura Grega pela Universidade de São Paulo e professor há mais de duas décadas de Língua e Literatura Grega no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, onde se titulou livre-docente em 2008. Tem orientado trabalhos em diversas áreas dos estudos clássicos, voltados, sobretudo para a tradução de textos basilares da cultura helênica.

Bolsista da Fundação Guggenheim em 2001, Trajano Vieira fez estágio pós-doutoral na Universidade de Chicago e na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris. Tem-se dedicado a verter poeticamente tragédias do repertório grego, entre as quais, Três Tragédias Gregas: Édipo Rei, de Sófocles, As Bacantes, de Eurípides e Édipo em Colono, de Sófocles. Também colaborou, como organizador, na tradução realizada por Haroldo de Campos da Ilíada, de Homero. Recebeu o prêmio Jabuti pela tradução do Agamêmnon, de Ésquilo e da Odisseia, de Homero.

01/10/2015

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados