A antropóloga Maria Laura Cavalcanti falará sobre o Acadêmico Amadeu Amaral na próxima quinta-feira, 12 de setembro, às 17h30, na Academia Brasileira de Letras, com coordenação do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/a-etnografia-dos-literatos-o-cancioneiro-caipira-de-amadeu-amaral-487059/
Segundo Maria Laura, a conferência pretende abordar o inacabado Cancioneiro Caipira de Amadeu Amaral que, destinado ao estudo da poesia popular, viria completar o conhecido Dialeto Caipira, de 1920. "O exame de escritos de Amaral e de suas coletas etnográficas atestam a potência das formas poéticas da oralidade popular e lançam nova luz sobre o conjunto de sua obra", afirmou.
Sobre Maria Laura Cavalcanti
Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti é antropóloga. Professora titular na UFRJ, no Programa de Pós-graduação em Sociologia & Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais.
Especializada em teoria antropológica, etnografia, simbolismo, rituais e performances, foi Fulbright Scholar na Universidade de Columbia onde preparou o livro Rivalidade e afeição: ritual e brincadeira nos Bumbás de Parintins, Amazonas.
Dedicou também especial atenção ao carnaval. Seu livro Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile acompanha a confecção do carnaval das escolas de samba com base em pesquisa de campo junto à Mocidade Independente de Padre Miguel. Dedica-se atualmente ao estudo das vertentes formadoras da antropologia no país, tema no qual se insere sua palestra de hoje intitulada A etnografia dos literatos: o Cancioneiro Caipira de Amadeu Amaral.
06/09/2024