A presidente da Academia Brasileira de Letras, escritora Ana Maria Machado, participou de debate e falou de seu livro "Infâmia", no dia 10 de julho, às 20 horas, no Sesc da Vila Mariana, São Paulo, com entrada franca, do programa gravado para a TV Câmara “Sempre um papo”. O evento foi mediado por seu idealizador, Afonso Borges. No livro, Ana Maria Machado entrelaça fatos da história recente do Brasil em que a verdade, em meio a distorções e calúnias, nem sempre prevalece.
Pintora, jornalista e professora universitária antes de se tornar uma das escritoras brasileiras mais importantes da atualidade, Ana Maria Machado tem mais de cem livros publicados, no Brasil e em 18 países, que somam cerca de 18 milhões de exemplares vendidos. Ao longo de 42 anos de carreira, escreveu obras para leitores de todas as idades, incluindo nove romances, como “A audácia dessa mulher”, “Tropical sol da liberdade” e “Alice e Ulisses”. Recebeu inúmeras condecorações por sua produção literária, com destaque para o prêmio Hans Christian Andersen — considerado o Nobel da literatura infantil —, em 2000, e o prêmio Machado de Assis, pelo conjunto da obra, em 2001. Atualmente, é presidente da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira número 1, eleita em abril de 2003, em substituição ao jurista Evandro Lins e Silva.
Saiba mais
Há 26 anos, o programa “Sempre um papo – Literatura em todos os sentidos” promove a difusão do livro e seu autor. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, tendo realizado mais de 4.500 eventos com um público presente estimado em 1,5 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, todo sábado e domingo, há 9 anos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura para a educação”, em sua quinta edição, distribuída para mais de 6.000 escolas brasileiras”. E no site www.sempreumpapo.com.br estão disponíveis mais de 400 programas com escritores brasileiros e internacionais, gratuitamente, além de diversos seminários, na íntegra. Em parceria com o Sesc, atua na capital paulista há seis anos.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
11/7/2012
06/07/2012 - Atualizada em 05/07/2012