Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao ciclo de conferências “Futuros do presente: o Brasil imaginado”, sob coordenação do Acadêmico José Murilo de Carvalho. A terceira palestra, denominada “O futuro internacional do Brasil”, foi feita pelo professor Jacques Marcovitch. O evento aconteceu no dia 20 de agosto, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.
O ciclo terá mais uma conferência: dia 27, “O futuro cultural do Brasil”, com o ensaísta e professor Silviano Santiago. As duas anteriores foram: “O futuro nacional do Brasil”, que teve como palestrante Fernando Henrique Cardoso; e “O futuro social do Brasil”, feita por Marcelo Neri.
O Acadêmico José Murilo de Carvalho assim explica qual a intenção do ciclo: “É contrariar nossa relação estéril com o tempo e promover o exercício de visualizar um futuro que se relacione com nosso passado e nosso presente. Inspirando-se no padre Vieira, quer fazer a História do Futuro, ou melhor, quer explorar os futuros imaginados no presente. Não o fará com a ajuda de oráculos e profetas, mas de especialistas e de pensadores do Brasil. A prospectiva, como a retrospectiva, são condições para o desenvolvimento de uma visão crítica do presente”.
Saiba mais
Jacques Marcovitch é professor da Universidade de São Paulo (USP), dedica-se ao estudo do pioneirismo empresarial, estratégia e inovação com foco no crescimento econômico, na distribuição de renda e na sustentabilidade ambiental.
O professor Marcovitch vem pesquisando, desde 2002, as políticas de implantação da Convenção do Clima com ênfase na redução dos gases de efeito estufa na atmosfera. É Master of Management pela Vanderbilt University (EUA), Doutor em Administração pela FEA/USP, e pós-doutorado pelo International Management Institute (Suíça). Foi Reitor da USP de 1997 a 2001, Pró-Reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP de 1994 a 1997, Diretor do Instituto de Estudos Avançados e da FEA/USP, Presidente das Empresas de Energia do Estado de São Paulo (CESP, CPFL, Eletropaulo e Comgás) e Secretário de Economia e Planejamento do Estado de São Paulo.
Atualmente, além das atividades acadêmicas, Marcovitch é membro do Conselho Superior do Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID), em Genebra. Recebeu vários reconhecimentos, entre eles: l´Ordre Nationale de la Légion D´Honneur (França), Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, e Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
21/8/2013
15/08/2013 - Atualizada em 14/08/2013