Em parceria com a ABL, a Universidade das Quebradas encerra mais um curso de formação de escritores com a formatura dos “Quebradeiros”, como são chamados os alunos que participam do projeto. O evento será na próxima terça-feira, 14 de outubro, a partir das 11h, no Teatro R. Magalhães Jr. na ABL, e contará com a participação da escritora e acadêmica Ana Maria Gonçalves.
Idealizado pela acadêmica Heloisa Teixeira, que junto com a professora Numa Ciro, deixou idealizada essa edição - em parceria com o Instituto Odeon - o curso tem como objetivo dar voz à periferia, com foco na formação de novos autores, que carecem de espaço, técnica e capacidade de publicação.
Nesta edição, os debates e palestras se debruçaram na obra de Ariano Suassuna e trataram de temas como literatura, identidade e tradição, além da riqueza cultural do Nordeste. Os temas serviram como ponto de partida para a produção de textos, sob a orientação de um especialista, ao longo de sete meses em um diálogo entre a cultura popular e o pensamento crítico. O fruto desse trabalho também poderá ser visto na terça-feira, com o lançamento do livro digital que contempla os textos dos alunos. O curso contemplou debates, oficinas virtuais e palestras com aulas ministradas por Acadêmicos como Ana Maria Gonçalves e Godofredo de Oliveira Neto.
Os encontros aconteceram semanalmente às terças-feiras, no formato presencial, das 13h às 15h. Os alunos também tiveram a oportunidade de participar de palestras oferecidas pela ABL, que aconteciam na sequência das aulas, das 16h às 17h. Essa é a segunda vez que a ABL é palco do curso de formação de escritores. Em 2024, o curso formou 45 novos escritores periféricos e resultou na publicação do livro “Machado Quebradeiro”, em parceria com a Flup.
10/10/2025