Na próxima quinta-feira, 22 de maio, às 17h30, a pesquisadora e professora de Literatura de Língua Francesa e Literatura Brasileira da UFF Maria Elizabeth Chaves conduz a palestra “A modernidade de Machado de Assis”, que integra a série “Quinta é Cultura”, com coordenação do Acadêmico Godofredo de Oliveira Neto.
Através da análise de romances e contos de Machado, Maria Elizabeth Chaves vai mostrar a revolução literária que ele fez na narrativa. “Abordarei a crítica que fazia da sua época, aos seus modos e costumes e à própria literatura, bem como à crítica literária, sempre usando como única arma a ironia, definida por ele como a união da “pena da galhofa e a tinta da melancolia”.
A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/a-modernidade-do-romance-de-machado-de-assis-524691
A apresentação também será transmitida ao vivo pelo canal da ABL no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=dOmqARoUatY
No próximo “Quinta é Cultura” (29), o poeta Sérgio Nazar David abordará os 180 anos de Eça de Queirós, 180 anos. A palestra explorará como na obra “Os Maias”, o autor utiliza de silêncios e paradoxos para seduzir seus leitores e impulsionar a modernidade literária nas literaturas em língua portuguesa.
Sobre Maria Elizabeth Chaves de Mello
Maria Elizabeth Chaves de Mello é professora da Universidade Federal Fluminense, desde 1992. Foi professora da PUC-Rio e da Université du Québec à Montréal.
É também pesquisadora 1 do CNPq desde 2003 e Professora visitante emérita pela FAPERJ, desde 2022.É Doutora em Letras pela PUC-Rio e tem Pós-Doutorado da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, em Paris.
Atualmente, exerce a função de Professora de literaturas de língua francesa, literatura brasileira e comparada na pós-graduação em Letras na Universidade Federal Fluminense, onde também orienta dissertações e teses e supervisiona alunos de pós-doutorado. Publicou e organizou livros, escreveu artigos sempre referentes à literatura comparada, com foco principal nas relações entre a França e o Brasil.
15/05/2025