Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Rei dos Asante (Império da África Ocidental), Osei Tutu II, visita a Academia Brasileira de Letras

Rei dos Asante (Império da África Ocidental), Osei Tutu II, visita a Academia Brasileira de Letras

 

O rei dos Asante (império localizado na África Ocidental), Osei Tutu II, 16º a assumir o trono, em 26 de abril de 1999, e descendente direto do fundador da monarquia Asante, Osei Tutu I, visitou a Academia Brasileira de Letras, na sexta-feira, dia 13 de outubro. Em viagem ao Brasil, manifestara interesse em conhecer a ABL e as atividades que a instituição desenvolve.

Recebido pelo Presidente Domício Proença Filho e os Acadêmicos Alberto Venancio Filho (Jurista), Alberto da Costa e Silva (Embaixador que serviu naquele continente por muitos anos e se tornou um especialista em História da África) e José Murilo de Carvalho (Historiador), o monarca e sua comitiva conheceram, no Petit Trianon, o Salão Nobre, o Salão Francês, objetos pessoais de Machado de Assis, a Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça e as salas de sessão e de chá.

Os Asantes são um importante grupo étnico de Gana, país onde ocupam uma região de 259.000 km2 e continuam como um dos estados subnacionais tradicionais, constitucionalmente protegidos dentro da República de Gana, com uma população de 3 milhões de habitantes. A capital é Kumasi e o idioma oficial Axante. Foi protetorado britânico de 1670 a 1902. A moeda oficial é a barra de ouro (padrão-ouro de moeda), mas utilizam, também, búzios (conchas). 

18/10/2017

Galeria de imagens

Visita do Rei dos Asante à Academia Brasileira de Letras