Nas comemorações do centenário de morte do escritor Euclides da Cunha, a Academia Brasileira de Letras tem realizado no segundo semestre de 2009 uma série de eventos centrados em um dos maiores escritores e jornalistas do Brasil. Hoje, 29 de setembro, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., a ABL dará continuidade ao Ciclo de Conferências em homenagem a Euclides da Cunha com a conferência "A antropologia de Os Sertões", que será proferida por Ricardo Ventura dos Santos.
O Presidente da ABL, Acadêmico Cícero Sandroni, informa que a Academia convocou vinte e um dos mais categorizados especialistas, “que buscarão trazer à atualidade o gênio de Euclides, mostrando como sua excepcional capacidade analítica mergulhou no cerne mesmo da visão do Brasil sobre si próprio, visão histórica, antropológica, sociológica e geográfica”.
Nas próximas conferências serão abordados assuntos como: "Os fundamentos científicos em Euclides da Cunha", em 6/10, por José Carlos Barreto Santana; "A medicina nos tempos de Euclides da Cunha", em 13/10, por Moacyr Scliar ; "Euclides da Cunha jornalista", em 20/10, por Cícero Sandroni; e, finalizando o ciclo, teremos "A recepção de Os Sertões", em 27/10, por Alberto Venancio Filho.
Sob coordenação do Acadêmico Alberto Venancio Filho, o evento terá transmissão ao vivo pelo portal da ABL. Serão fornecidos certificados de frequência.
Saiba mais
Ricardo Ventura Santos
Formado em Biologia pela Univ. de Brasília, Ricardo Ventura é Mestre e Doutor em Antropologia Biológica pela Indiana University e pós-doutor pelo Massachusetts Inst. of Technology e Univ. of Massachusetts. É professor associado no Depto. de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ e pesquisador titular na Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz. Além de vários artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, publicou The Xavante in Transition: Health, Demography and Bioanthropology in Central Brazil (2002), pelo qual recebeu o prêmio de melhor livro interdisciplinar do General Anthropology Division da American Anthropological Association (EUA) em 2003. Organizou várias coletâneas, como "Demografia dos Povos Indígenas no Brasil" (2005) e "Divisões Perigosas: Políticas Raciais no Brasil Contemporâneo" (2007). Desde 2005 é editor-científico da Editora Fiocruz. Foi membro do Advisory Council da Wenner-Gren Foundation for Anthropological Research e atualmente desempenha a função de representante-adjunto da área da saúde coletiva na Capes (2006-07 e 2008-10). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e bolsista Cientista do Estado do Rio de Janeiro.
25/9/2009
24/09/2009 - Atualizada em 23/09/2009