A Academia Brasileira de Letras e a Petrobras convidaram para o encerramento do "Cinema na ABL - Série Policial", com a exibição do filme "Rififi", baseado no livro de Auguste Le Breton.
Sob a direção de Jules Dassin, a exibição aconteceu no dia 17 de dezembro, às 18h30min, no Teatro R. Magalhães Jr.. A entrada foi franca.
"Cinema na ABL - Série Policial" tem a coordenação do Acadêmico Nelson Pereira dos Santos.
Saiba mais
"Rififi" (que na gíria francesa significa conflito com violência) foi realizado e interpretado pelo cineasta americano Jules Dassin ("Nunca aos Domingos"), que fugiu dos Estados Unidos na época da Caça às Bruxas. O filme é considerado como um encontro entre as cinematografias francesa e americana.
Recebeu os prêmios Sindicato Francês dos Críticos de Cinema (França); Festival Internacional de Cannes, como melhor filme (França); Círculo dos Críticos de Cinema de Nova York, pela melhor direção, de Jules Dassin (Estados Unidos); e o Prêmio Especial, para Jules Dassin. Foi indicado para o Festival Internacional de Cannes, na França e para o Prêmio Palma de Ouro.
Sinopse
Baseado no livro homônimo de Auguste Le Breton, "Rififi" flagra personagens do submundo de Paris, comandado pelo malfeitor Tony-le-Stéphanois, que assaltam uma joalheria e depois lutam para dividir o produto do crime.
17/12/2010
14/12/2010 - Atualizada em 14/12/2010