Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Seminário Brasil, brasis” da ABL debate o tema “A literatura infantil e juvenil na atualidade”

“Seminário Brasil, brasis” da ABL debate o tema “A literatura infantil e juvenil na atualidade”

 

O segundo “Seminário Brasil, brasis” de agosto debateu na Academia Brasileira de Letras o tema “A literatura infantil e juvenil na atualidade”. A coordenação é do Acadêmico Domício Proença Filho, Secretário-Geral da ABL, e as palestrantes foram a Acadêmica e escritora Ana Maria Machado, a Secretária-geral da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Elizabeth Serra, e a artista plástica, autora e ilustradora Graça Ramos. O evento aconteceu no dia 28 de agosto, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

Serão conferidos certificados de frequência.

Os eventos do “Seminário Brasil, brasis” têm transmissão ao vivo pelo portal da ABL e são patrocinados pelo Bradesco.

Saiba mais

Ana Maria Machado, em muitas de suas palestras no Brasil e no exterior, tem afirmado que “o livro pode ser lido e relido, independentemente das novas tecnologias. Pode-se falar com os personagens, imaginá-los. A palavra muda as pessoas, as pessoas mudam o mundo. A leitura liberta”. A Acadêmica ocupa, desde 2003, a Cadeira número 1 da ABL. Recebeu em 2000 a Medalha Hans Christian Andersen, considerada o Nobel da Literatura Infantil, outorgada pelo IBBY (International Board on Books for the Youth). Seus livros venderam mais de vinte milhões de exemplares e têm sido objeto de numerosas teses universitárias – inclusive fora do Brasil. Sua obra para crianças e jovens está traduzida e publicada em mais de 20 países.

Elizabeth Serra afirma que a FNLIJ é a única instituição no país totalmente voltada para o direito de todas as crianças e jovens terem acesso à cultura escrita, por meio da leitura de livros de qualidade, em particular da literatura, como base para uma educação integrada à formação cultural: “A Fundação está presente, de maneira direta e indireta, em todas as ações de promoção da leitura literária em nosso país”.

Graça Ramos é doutora em História da Arte pela Universidade de Barcelona. Formou-se em Jornalismo na Universidade de Brasília (UnB), onde também concluiu o Mestrado em Literatura. Desde abril de 2014, assina o blog “A pequena leitora”, veiculado em O Globo, dedicado à literatura infantojuvenil. É autora de vários livros de não-ficção. 

 

28/8/2014

22/08/2014 - Atualizada em 21/08/2014