O “Seminário Brasil, brasis” de setembro debateu na Academia Brasileira de Letras o tema De “O Cortiço” aos nossos dias: desafios da habitação. A coordenação foi do Acadêmico Domício Proença Filho, Primeiro-Secretário da ABL, e os palestrantes foram Vinicius M. Netto e Antônio Martins de Araújo. O evento aconteceu no dia 26 de setembro, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da ABL, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.
Saiba mais
Antônio Martins de Araújo é professor doutor em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela UFRJ e professor aposentado de Língua Portuguesa da mesma instituição, assim como professor do Instituto de Língua Portuguesa, do Liceu Literário Português. Atualmente, é considerado autoridade brasileira da obra de Arthur Azevedo. Membro da ABF (Academia Brasileira de Filologia) e da AML (Academia Maranhense de Letras). Entre suas principais obras estão: Arthur Azevedo – a palavra e o riso; Noel Rosa – língua e estilo (em parceria com Castelar de Carvalho) e A herança de João de Barros e outros estudos. Pronto para o prelo: O peito do pelicano – ensaios maranhenses. E, em fase de conclusão: Unidade e variedade da língua portuguesa.
Vinicius M. Netto é professor adjunto do Departamento de Urbanismo e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), e doutor em Advanced Architectural Studies (University College London), com pós-doutorado ligado ao Projeto de Desenvolvimento em Áreas Estratégicas do Programa Nacional de pós-doutorado (PNPD/CAPES). É autor do livro Cidade e Sociedade: as tramas da prática e seus espaços, com previsão de lançamento nacional pela Editora Sulina em 2013; é também organizador do livro Urbanidades.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
26/9/2013
19/09/2013 - Atualizada em 18/09/2013