Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Série “Música de Câmara na ABL” abre a temporada de 2012

Série “Música de Câmara na ABL” abre a temporada de 2012

 

A Academia Brasileira de Letras abriu sua temporada de Música de Câmara com concerto em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O programa foi formadopor composições de três mulheres, Clara Schumann, Fanny Mendelssohn e Chiquinha Gonzaga. Para esta apresentação foi convidado o duo Carol McDavit (soprano) e Maria Teresa Madeira (piano). O espetáculo aconteceu no dia 08 de março, quinta-feira, às 18 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203. A coordenação foi do Acadêmico Luiz Paulo Horta, também jornalista e musicólogo.
 
Programa: Clara Schumann – Liebst du um Schönheit, Er ist gekommen im Sturm und Regen; Fanny Mendelssohn – Schwanenlied; Ronaldo Miranda – Cantares; Chiquinha Gonzaga – Bionne (piano solo), Lua branca, Morena; Heitor Villa-Lobos – Valsa da Dor (piano solo); Heitor Villa-Lobos – Evocação, Vida formosa, Mando tiro tiro lá, João Cambuete, Na corda da viola.

A série “Música de Câmara da ABL”, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, tem patrocínio da Petrobras.

Saiba mais

A soprano Carol McDavit, após obter o mestrado em música pela Manhattan School of  Music de Nova York, veio residir no Brasil, onde tem atuado como solista das principais orquestras, entre elas a OSB, a Osesp e a Petrobras Sinfônica. Ela participa das temporadas líricas do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Curitiba e Manaus, destacando-se em óperas como La Bohème, Um Ballo in Maschera, Carmen, Die Zauberflöte, Fidelio, Viva la Mamma. Suas atividades no exterior incluem papeis principais nas óperas Gianni Schicchi, Le Cid, The Telephone e Le Convenienze Teatrali, e recitais em Nova York, Washington (Kennedy Center), Baltimore e Lille.

Carol McDavit é professora assistente de canto e ópera do Instituto Villa-Lobos na UniRio. É também coordenadora e diretora do projeto Ópera, que visa a montagem de uma ópera completa feita por alunos de canto e orquestra no Instituto Villa-Lobos. Este ano, apresentará um curso e recital de canção brasileira na Universidade de Karlsruhe, na Alemanha.

Desde o início, a carreira musical de Maria Teresa Madeira encontra-se marcada por experiências importantes, seja no campo artístico, seja no campo acadêmico. Bacharel em Piano pela Escola de Música da UFRJ e Mestre em Música pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos, realizou recitais e concertos em países como EUA, Colômbia, França, Argentina, Finlândia, Tunísia, Espanha e Alemanha, sempre priorizando a divulgação da música brasileira.  Na área acadêmica, tem compartilhado suas experiências em cursos, workshops e Festivais de Música por todo o Brasil. Além disso, mantém atividade regular como professora do curso de Bacharelado da UniRio. Maria Teresa Madeira é, ainda, patrona do Concurso Nacional de Piano que leva seu nome.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

1/3/2012

01/03/2012 - Atualizada em 29/02/2012