A Academia Brasileira de Letras e a Petrobras convidam para a série "MBP na ABL", com a apresentação do cantor, compositor e violonista Zé Renato, em homenagem aos 100 anos de nascimento de Noel Rosa, considerado o "Poeta da Vila", que morreu aos 26 anos em 1937.
"Noel Rosa, para nós da ABL, é o ‘Acadêmico do Samba’, nome que melhor traduz sua importância para a música popular brasileira. Suas letras retratam com poesia o cotidiano do Rio de Janeiro, em especial sua Vila Isabel, com todo o lirismo que caracteriza os grandes poetas. A ABL se sente particularmente feliz por prestar esta homenagem no ano que se comemora o centenário de seu nascimento”, afirma o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.
O show, intitulado de "Filosofia – 100 anos do Poeta da Vila", acontece hoje, 11 de agosto, às 12h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
Saiba mais
Noel Rosa
Nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, em 11 de dezembro de 1910, tornando-se anos mais tarde conhecido como o "Poeta da Vila". Morou durante seus vinte e seis anos e meio na mesma casa, na rua Teodoro da Silva (hoje é um prédio de apartamentos com seu nome). O “Acadêmico do Samba”, nome que recebeu como uma segunda homenagem da ABL, sambista, compositor e acima de tudo boêmio, morreu na mesma casa em Vila Isabel, em 4 de maio de 1937, vítima de uma doença que o debilitou nos últimos anos de vida.
Zé Renato
O compositor, violonista e cantor Zé Renato começou a carreira participando de festivais. Hoje, tem 27 álbuns gravados e uma lista de intérpretes de suas canções de primeira linha, com nomes como o de Milton Nascimento, Zizi Possi, Leila Pinheiro, Lulu Santos, John Anderson, Nana Cayme, MPB-4 e Boca Livre, grupo com o qual gravou seus primeiros discos. Com Milton compôs “Anima”, que é o título de um dos discos do artista mineiro. Zé Renato gravou dois discos pelo selo Biscoito Fino: ‘Minha Praia” e “Navegantes”. O segundo em Lisboa, com o grupo Trinadus, misturando músicas portuguesas e brasileiras. Suas últimas apresentações desde 2005 foram com o show “Eu e meu violão”, no qual interpreta sambas de várias épocas e, é claro, também de Noel Rosa.
11/8/2010
09/08/2010 - Atualizada em 08/08/2010