A Academia Brasileira de Letras e a Petrobras convidaram para o concerto do grupo Sine Nomine na série "Música de Câmara na ABL", com o programa "O Barroco Europeu".
Formado por Laura Rónai (Flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Aloysio Fagerlande (fagote) e Sula Kossatz (cravo), o grupo apresentou obras de Telemann, Boismortier, Bach, handel e Vivaldi.
"Música de Câmara na ABL" aconteceu no dia 7 de outubro, às 18h, no Teatro R. Magalhães Jr., com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL. A entrada foi franca.
Saiba mais
Sine Nomine
Formado pela flautista Laura Rónai, pelo oboista Luis Carlos Justi, ambos professores da UNIRIO, pelo fagotista Aloysio Fagerlande, da UFRJ e pela cravista Sula Kossatz, o Sine Nomine tem um vasto repertório que vai do barroco ao clássico, e inclui obras para os instrumentos solo, em formação de duos, trios e quartetos. Já se apresentou em inúmeras salas de concerto pelo país, assim como em locais onde a música barroca é especialmente apreciada, como igrejas e conventos. Faz apresentações formais e concertos didáticos, onde os músicos discorrem sobre o repertório, os compositores e os instrumentos, dando às pessoas presentes a chance de conhecerem de perto um pouco mais do universo da música barroca.
O Sine Nomine já fez importantes apresentações, incluindo concertos no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, na série UNIRIO Musical, no SESC Flamengo (Mansão Figner), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, entre outras. Em 2007 o Sine Nomine realizou extensa tournée no estado de São Paulo, a convite do SESC. Em agosto do mesmo ano o grupo fez uma viagem aos Estados Unidos, a convite do Consulado do Brasil em Los Angeles, para fazer a apesentação de abertura de uma importante exposição de Arte Latino-Americana, no LACMA (Los Angeles County Museum of Art). Seus planos para o segundo semestre de 2010 incluem a gravação de um CD pelo selo A Casa Estúdio.
Integrantes
Laura Rónai, flauta
Formou-se em Licenciatura em Música pela UNIRIO, em 1976. Posteriormente, diplomou-se pela State University of New York. É Mestre em Flauta pela City University of New York, onde especializou-se em Flauta Transversal Barroca sob a orientação de Sandra Miller. Em 2004 obteve, pela UNIRIO, o título de Doutora em Música.
Conceituada como intérprete e professora, Laura é atualmente a responsável pela cadeira de flauta transversal na UNIRIO, onde dirige a Orquestra barroca da UNIRIO e é Chefe do Departamento de Canto e Instrumentos de Sopro. É crítica de música das revistas norte-americanas Fanfare e Early Music América e colaboradora frequente da revista Flute Talk.
Luís Carlos Justi, oboé
Natural de Piracicaba, SP, estudou com José Davino Rosa e Ernst Mahle. Foi aluno de Ingo Goritzki na Escola Superior de Música e Teatro de Hannover, Alemanha, como bolsista do DAAD, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. De volta ao Brasil foi professor de oboé na Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.
É Doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e professor de oboé e música de câmara da mesma instituição, onde organizou e coordenou, em 2008, o Festival Internacional de Música Brasil/Alemanha. Mantém intensa atividade como solista e camerista requisitado no Brasil inteiro. É membro do Quinteto Villa-Lobos.
Aloysio Fagerlande, fagote
Aloysio formou-se em fagote pela Escola de Música da UFRJ, na classe de Noel Devos. Em 1987 obteve o "Prix de Virtuosité" no curso de aperfeiçoamento em fagote do Conservatório Nacional de Região de Rueil-Malmaison, sob a orientação de Gilbert Audin. Em 2008 obteve o título de Doutor pela UNIRIO.
Desenvolve prestigiada carreira como solista e camerista, já tendo se apresentado nas principais salas de concerto do país. Assim como Justi, Aloysio é membro do Quinteto Villa-Lobos. Tem atuado também como produtor e diretor musical de várias séries consagradas. É professor de fagote da Escola de Música da UFRJ.
Sula Kossatz, cravo
Formou-se pianista pelo Conservatório Brasileiro de Música na classe da professora Flávia Chapeau Prevost. Passou ao estudo de cravo sob a orientação de Marcelo Fagerlande, e freqüentou master-classes ministradas por Edmundo Hora, Christophe Rousset, Pierre Hantaï, Hank Knox e Christine Daxelhofer. Aprimorou-se em Amsterdã, na Academia de Música Antiga e no Conservatório de Haia, na classe do professor Jacques Ogg.
Participou de importantes grupos de câmara, como o Calíope, o Tandaradei, o Terra Brasilis e o Anonimus, com os quais gravou CDs e excursionou por todo o país.
Assuntos relacionados
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
Confira o programa da apresentação.
7/10/2010
07/10/2010 - Atualizada em 06/10/2010