“O ABC de Marcel Proust” será tema da segunda palestra do ciclo “Os ficcionistas” da Academia Brasileira de Letras
Publicada em 03/06/2015
A escritora e professora Maria Lucia Guimarães de Faria, doutora em ciência da Literatura, fez na Academia Brasileira de Letras a terceira palestra do ciclo “Os ficcionistas” – Sterne e a tradição irônica da literatura –, sob coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho, Secretário-Geral da ABL. A conferência aconteceu na terça-feira, dia 16 de junho, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Serão fornecidos certificados de frequência.
O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.
“Os ficcionistas” tem mais duas palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 23, Oleg de Almeida, Profeta, artista e jogador. Três faces de Fiódor Dostoiévski; e dia 30, Miguel Sanches Neto, O Ateneu, precursor da autoficção.
Maria Lucia Guimarães de Faria é Professora Adjunta de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ, defendeu tese sobre Guimarães Rosa na Academia Brasileira de Letras, em outubro de 2005. Trabalhou como professora na Cultura Inglesa em Brasília durante mais de doze anos. Na década de 70 do século passado, foi uma das criadoras do grupo Corte de Teatro Amador. Entre seus muitos trabalhos publicados, participou da organização do livro Veredas no sertão rosiano (2007) e do volume Secchin, uma vida em Letras (2013), em homenagem aos 60 anos do Acadêmico, poeta e professor Antonio Carlos Secchin. Maria Lucia Faz parte da comissão permanente de organização do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea, promovido pelo Setor de Literatura Brasileira da UFRJ, que este ano lança sua sexta edição.
10/06/2015Publicada em 03/06/2015