Acadêmica Ana Maria Machado faz na ABL a palestra de abertura do ciclo “Os ficcionistas”.
Publicada em 01/06/2015
A escritora Lucia Bettencourt, doutora em literatura comparada, fez na Academia Brasileira de Letras a segunda palestra do ciclo “Os ficcionistas” – O ABC de Marcel Proust –, sob coordenação do Acadêmico Domício Proença Filho, Secretário-Geral da ABL. A conferência esteve marcada para terça-feira, dia 9 de junho, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.
Foram fornecidos certificados de frequência.
O Acadêmico Antonio Carlos Secchin é o coordenador-geral dos ciclos de conferências de 2015.
“Os ficcionistas” terá mais três palestras, sempre às terças-feiras, no mesmo local e horário, com os seguintes dias, conferencistas e temas, respectivamente: dia 16, Maria Lucia Guimarães de Faria, Sterne e a tradição irônica da literatura; dia 23, Oleg de Almeida, Profeta, artista e jogador. Três faces de Fiódor Dostoiévski; e dia 30, Miguel Sanches Neto, O Ateneu, precursor da autoficção.
Lúcia Bettencourt leciona e promove oficinas de contos no Brasil e no exterior. É autora de A secretária de Borges (Prêmio Sesc de Literatura 2005 – Contos) e Linha de Sombra (2008), ambos publicados pela Editora Record. Seus contos também foram premiados no I Concurso Osman Lins de Contos e no 10º Premio Josué Guimarães, da Jornada de Literatura de Passo Fundo. Seu primeiro livro infantil, A cobra e a corda (Escrita Fina Edições), foi escolhido para o Programa Nacional Biblioteca na Escola – PNBE 2011. Escreveu também O amor Acontece e O banquete. Lúcia colabora com jornais e revistas brasileiros e estrangeiros, e mantém o blog: www.nadanonada.blogspot.com
03/06/2015Publicada em 01/06/2015