O Acadêmico Marco Lucchesi recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade de Timisoara, da Romênia, no dia 12 de abril, terça-feira. Escolhido, no mês passado, pela congregação da universidade, Lucchesi fez, em seu discurso, um elogio à língua daquele país, em romeno. O discurso ficou pronto logo após de o Acadêmico ter sido comunicado de sua indicação.
Saiba mais:
Sétimo ocupante da cadeira nº 15 da ABL – cujo fundador foi Olavo Bilac, que escolheu como patrono Gonçalves Dias –, eleito em 3 de março de 2011, na sucessão do padre Fernando Bastos de Ávila, Marco Lucchesi é carioca, poeta, ensaísta e tradutor.
Publicou, dentre outros livros, Nove cartas sobre a Divina Comédia, O dom do crime, Ficções de um gabinete ocidental, A memória de Ulisses, Sphera, Meridiano celeste & bestiário.
De suas traduções, destacam-se os de Rûmî, Khlebnikov, Rilke e Vico. Obteve duas vezes o Prêmio Jabuti, o Prêmio Alceu Amoroso Lima, pelo conjunto da poesia, o Prêmio Marin Sorescu, na Romênia, o prêmio do Ministero dei Beni Culturali, da Itália.
07/04/2016