Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Morre em São Paulo, aos 89 anos, o Acadêmico, teatrólogo e ensaísta Sábato Magaldi

Morre em São Paulo, aos 89 anos, o Acadêmico, teatrólogo e ensaísta Sábato Magaldi

 

O velório do Acadêmico, crítico teatral, teatrólogo, jornalista, professor, ensaísta e historiador Sábato Magaldi, quinto ocupante da Cadeira 24, da Academia Brasileira de Letras, foi realizado às 12:00, no Cemitério Memorial Parque Paulista, Rua dr. Jorge Balduzzi, 520, Jardim Mimás, Embu das Artes, onde foi posteriormente cremado às 15:00h.

Sábato morreu na noite de quarta-feira, dia 14 de julho, às 23:00h, aos 89 anos, na UTI do Hospital Samaritano, em São Paulo. Ele estava internado desde sábado, dia 2 de julho, por causa de um quadro séptico, insuficiência renal e comprometimento pulmonar, de que veio a falecer.

O Presidente da ABL, Acadêmico e professor Domício Proença Filho, ao tomar conhecimento da morte de seu confrade, determinou luto de três dias, que a bandeira da Academia fosse hasteada a meio mastro e afirmou: “Poderia assegurar, a respeito de Sábato, tratar-se de um Acadêmico que era o próprio teatro na ABL. Para nós, há que lamentar a  perda e, para o teatro, o desaparecimento de uma de seus mais brilhantes representantes”.

O corpo do Acadêmico foi velado no Cemitério Memorial Parque Paulista. O velório começouàs 12:00h e a cremação realizada às 15:00h. Suas cinzas serão trasladadas para o mausoléu da ABL, no Cemitério São João Batista, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

Sábato Magaldi deixa viúva a escritora Edla Van Steen, um filho, Marcos, de seu primeiro casamento, e três enteados, filhos de sua atual mulher, Ricardo, Ana e Léa.

O ACADÊMICO

Sábato Antonio Magaldi nasceu em Belo Horizonte no dia 9 de maio de 1927. Foi professor titular de História do Teatro Brasileiro, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Lecionou, ainda, durante quatro anos, nas universidades francesas da Universidade de Paris III (Sorbonne Nouvelle) e de Provence.

Magaldi foi um dos grandes organizadores da obra de Nelson Rodrigues, de quem era amigo íntimo, e foi responsável pela classificação de suas peças segundo tema e gênero (Tragédias Cariocas, Peças Míticas e Peças Psicológicas). Seus prefácios às peças são verdadeiros ensaios sobre a obra do dramaturgo.

Produção Literária

Panorama do Teatro Brasileiro - Global Editora, 2001
Iniciação ao Teatro - Editora Ática, 1998
O Cenário do Avesso - Editora Perspectiva, 1991
Um Palco Brasileiro - O Arena de São Paulo - Editora Brasiliense
Nelson Rodrigues - Dramaturgia e Encenações - Editora Perspectiva
O Texto no Teatro - Editora Perspectiva
As Luzes da Ilusão, em parceria com Lêdo Ivo - Global Editora
Moderna Dramaturgia Brasileira - Editora Perspectiva, 1998
Depois do Espetáculo - Editora Perspectiva, 2003
Teatro da Obsessão - Nelson Rodrigues. Editora Global, 2004
Teatro da Ruptura - Oswald de Andrade. Editora Global, 2003
Teatro de Sempre - Editora Perspectiva, 2006
Cem Anos de Teatro em São Paulo - Editora Senac, 2001. Em colaboração com Maria Thereza Vargas
Edição da obra de Nelson Rodrigues. Teatro Completo - Editora Global, vários volumes
Teatro Vivo - responsável pela coleção
Amor ao Teatro – São Paulo – Edições Sesc

15/07/2016