O Acadêmico, poeta, escritor, ensaísta, professor, tradutor e conferencista Marco Lucchesi acabou de publicar, pela Editora José Olympio, do Grupo Editorial Record, seu novo livro de ensaios, intitulado Carteiro Imaterial. A obra já foi distribuída às livrarias e reúne 36 textos – um conjunto de indagações e reflexões do autor.
De acordo com os editores, “o Lucchesi passeia pela História e pela Literatura de forma erudita, poética e original, dedicando-se a temas atuais da história no mundo e no Brasil. Indaga, também, sobre os perigos do Estado Islâmico, reproduzindo cartas de seu amigo sequestrado pelo Isis, o jesuíta Paolo dall’Oglio”.
Saiba mais:
Sétimo ocupante da cadeira nº 15 da ABL – cujo fundador foi Olavo Bilac, que escolheu como patrono Gonçalves Dias –, eleito em 3 de março de 2011, na sucessão do padre Fernando Bastos de Ávila, Marco Lucchesi publicou, dentre outros livros, Nove cartas sobre a Divina Comédia, O dom do crime, Ficções de um gabinete ocidental, A memória de Ulisses, Sphera, Meridiano celeste & bestiário.
De suas traduções, destacam-se as de Rûmî, Khlebnikov, Rilke e Vico. Obteve duas vezes o Prêmio Jabuti, o Prêmio Alceu Amoroso Lima, pelo conjunto da poesia, o Prêmio Marin Sorescu, na Romênia, o prêmio do Ministero dei Beni Culturali, na Itália. Traduzido para diversas línguas, incluindo a tradução de Curt Meyer Clason.
30/08/2016