O economista e escritor mineiro Edmar Lisboa Bacha (um dos integrantes da equipe que concebeu e implantou o Plano Real) recebeu homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, por sua eleição para a Cadeira 40 da Academia Brasileira de Letras, ocorrida no dia 3 de novembro do ano passado. A posse foi no dia 7 de abril de 2017, quando foi recebido pelo Acadêmico, sociólogo e ex-Presidente da República Fernando Henrique Cardoso. Bacha sucedeu o Acadêmico Evaristo de Moraes Filho. O evento aconteceu na quarta-feira, dia 28 de junho, às 16 horas.
De noite, também na quarta-feira, Bacha fez uma palestra na Academia Mineira de Letras, sobre o tema “Henriqueta, Alaíde, José Carlos e Lourenço: um roteiro afetivo”, no qual abordou parte da história de sua família, que se destacou em diversas atividades, principalmente na literatura. Segundo os organizadores da conferência, o Acadêmico falou sobre seus avós (Sinhá Lisboa e o ex-deputado federal João Lisboa), além de seus pais (Maria e Felício Bacha). A seguir abordou a trajetória de seus tios: a poetisa Henriqueta Lisboa, o professor José Lourenço, fundador da Faculdade de Filosofia da UFMG, a escritora e pedagoga Alaíde Lisboa e o professor José Carlos Lisboa.
Saiba mais
Economista, fundador e diretor do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças, um centro de pesquisas e debates no Rio de Janeiro, Edmar Bacha nasceu em Lambari, Minas Gerais, de uma família de escritores, políticos e comerciantes. Casado com a antropóloga Maria Laura Viveiros de Castro Cavalcanti, tem dois filhos e duas enteadas, além de cinco netos. Concluiu a Faculdade de Ciências Econômicas na Universidade Federal de Minas Gerais e, em seguida, obteve o Ph.D. em Economia na Universidade de Yale, EUA.
É autor de inúmeros livros e artigos em revistas acadêmicas brasileiras e internacionais. Seu último livro é Belíndia 2.0: Fábulas e Ensaios sobre o País dos Contrastes (Civilização Brasileira, 2013). Atualmente, está organizando um novo livro com o título: O Fisco e a Moeda: Ensaios sobre o Tesouro Nacional e o Banco Central, que será publicado ainda este ano. Foi professor de economia em diversas universidades no Brasil e no exterior. No setor público, foi pesquisador no IPEA, presidente do IBGE e presidente do BNDES. No setor privado, foi consultor sênior do Banco Itaú BBA e presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos.
26/06/2017