...muitas vezes um crítico se realiza bem nos escritos de circunstância, tanto quanto nos mais elaborados. - Antonio Candido, crítico
A segunda edição do Ciclo de Conferências 2007 da Academia Brasileira de Letras chega ao final analisando os "Percursos da crítica do país" nos 110 anos de Literatura Brasileira.
Nesta terça, a professora Letícia Malard apresenta um painel da crítica publicada por acadêmicos desde 1897, ano de fundação da ABL, até hoje.
Doutora em Literatura Brasileira e autora de livros e mais de 200 textos para revistas e jornais, Malard destaca os acadêmicos Antônio Carlos Secchin, Domício Proença Filho, coordenador do 2º Ciclo de Conferências, e o poeta Ivan Junqueira como os representantes atuais da crítica.
Conheça a palestrante
Letícia Malard
Nasceu em Pirapora (MG). Fez o curso de Letras Neolatinas e Doutorado em Literatura Brasileira na Universidade Federal de Minas Gerais, da qual é Professora Titular Emérita atuando nas áreas de Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Literatura Comparada.
No curso de Pós-Graduação ministrou várias disciplinas e orientou muitas dissertações e teses. Já integrou cerca de 70 júris de prêmios literários e culturais e mais de 80 bancas examinadoras de concursos para professor, em todo o país.
Publicou 11 livros, mais de 200 textos em revistas e jornais especializados em Literatura e participou de mais de 130 programas de televisão sobre assuntos culturais. Seus últimos livros são o romance "Um amor literário" e um ensaio sobre Carlos Drummond de Andrade intitulado "No vasto mundo de Drummond", ambos lançados em dezembro de 2005. Em 2006 publicou outro livro de ensaios - "Literatura e dissidência política". Reside em Belo Horizonte.