O presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmico Marco Lucchesi, enviou, no dia 22/5, uma carta em reconhecimento ao trabalho desempenhado por enfermeiros durante a crise do novo Coronavírus. A carta foi recebida por representantes da classe e repassada aos demais profissionais, que somam mais de dois milhões no Brasil.
No dia 26/5, terça-feira, o presidente também participou de uma chamada de vídeo ao vivo com a enfermeira Renata Pietro, figura influente na representação dos profissionais de saúde nas redes sociais. Durante a emissão, o presidente debateu pontos como a invisibilidade do trabalho dos enfermeiros e a necessidade de melhoramento e preservação do Sistema Único de Saúde.
A Academia também enviará livros para os centros de formação e faculdades de enfermagem ao redor do país como parte do projeto em parceria com a Biblioteca da Câmara dos Deputados. A doação reflete o compromisso da ABL com a sociedade brasileira de viabilizar o acesso à cultura e ao conhecimento, assim como o apoio aos profissionais de saúde que vêm atuando na linha de frente em combate à pandemia mundial.
A carta
“Às Enfermeiras e Enfermeiros do Brasil
Aceitem nossas homenagens pela dedicação absoluta ao trabalho, pelo cuidado com os doentes, nesse momento dramático da pandemia.
A sociedade deve a vocês o exemplo de extrema dignidade, a entrega total e profunda, em condições adversas.
Muitas páginas de heroísmo ficarão marcadas em nossa memória, em cada gesto luminoso e solidário.
Tenham a certeza de que não estão sós.
Muito cordialmente,
Marco Lucchesi
Presidente da Academia Brasileira de Letras”
28/05/2020