O presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, demonstrou apoio ao caso de Adriel Bispo, vítima recente de ataques virtuais em uma rede social. O menino de doze anos possui uma página sobre resenhas de livros e recebeu mensagens de ódio e racismo. O caso teve rápida repercussão na internet, provocando a mobilização de muitos internautas e personalidades, entre elas, do Acadêmico Marco Lucchesi.
O presidente da ABL contactou Adriel por telefone, oportunidade na qual o acadêmico compartilhou suas próprias experiências com a leitura quando criança, reconhecendo a vocação do menino e incentivando-o a continuar com sua paixão por livros. A ABL também doou livros a Adriel, como um símbolo de incentivo e apoio institucional.
A Academia Brasileira de Letras mantém seu compromisso com a sociedade de promover o acesso à cultura, promovendo doações a bibliotecas de escolas públicas, projetos sociais e comunidades indígenas e quilombolas. Devido à crise da COVID-19, a ABL reforçou suas doações, distribuindo livros para comunidades de todo o Brasil, em parceria com as Edições Câmara.