Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL encerra ciclo com conferência sobre os estudos da gramática brasileira no século XX

ABL encerra ciclo com conferência sobre os estudos da gramática brasileira no século XX

 

Encerrando o ciclo Temas de Língua & Literatura, um dos maiores gramáticos do país, José Carlos de Azeredo, falará sobre o modernismo, a língua literária e a gramaticografia brasileira no século XX. Com coordenação do Acadêmico Ricardo Cavaliere, a conferência será realizada na próxima terça-feira, 29 de outubro, às 16h, com entrada franca.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/o-modernismo-a-lingua-literaria-e-a-gramaticografia-brasileira-no-seculo-xx-496458/

Segundo o gramático, o tema será desenvolvido em três segmentos: “Inicialmente, tratarei da formação histórica do conceito de 'língua correta'; depois, será a vez da noção de língua literária na produção modernista; por fim, analisarei a extensão da presença de inovações modernistas nas gramáticas brasileiras do século XX”.

Sobre José Carlos de Azeredo

José Carlos Santos de Azeredo é graduado (1970), mestre (1977) e doutor (1988) em Letras pela UFRJ e pós-doutor pelo LAEL da PUC-SP (2011). Foi docente da Faculdade de Letras da UFRJ e do Instituto de Letras da UERJ, tendo-se aposentado em ambas as instituições.

Foi bolsista do programa Prociência (FAPERJ-UERJ) e Pesquisador 2 do CNPq por nove anos. Coordenou o Mestrado em Língua Portuguesa da UERJ no biênio 1999-2000 e organizou os volumes Língua Portuguesa em Debate: conhecimento e ensino (Vozes: 2000) e Letras e Comunicação: uma parceria no ensino de língua portuguesa (Vozes: 2001).

Obras publicadas: Iniciação à sintaxe do português (J. Zahar/1990), Fundamentos de gramática do português (J. Zahar/2000), Ensino de Português: fundamentos, percursos, objetos (J.Zahar/2007), Gramática Houaiss da Língua Portuguesa (Parábola/2021), Dicionário Houaiss de conjugação de verbos (Publifolha/2012), A linguística, o texto e o ensino da língua (Parábola/2018).

24/10/2024