Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL apresenta espetáculo com o “Trio Michael Uhde”, da Alemanha

ABL apresenta espetáculo com o “Trio Michael Uhde”, da Alemanha

 

A Academia Brasileira de Letras apresentou, em sua série “Música de Câmara”, espetáculo com o Trio Michael Uhde, da Alemanha, formado por Katharina Uhde (violino), Tatjana Uhde (violoncelo) e Michael Uhde (piano).  O concerto aconteceu no dia 6 de junho, quinta-feira, às 18 horas, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, em sua sede, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo. A entrada foi franca.

O programa prevê somente músicas de compositores brasileiros: Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno, Camargo Guarnieri, Luciano Gallet e Francisco Mignone.

Saiba mais

O Trio

Katharina Uhde estudou na Universidade de Música de Karlsruhe com Josef Rissin e, depois, com Ulf Hoelscher, recebendo os diplomas de artista e de professora, com distinção. Com uma bolsa de estudos Fulbright  foi para os Estados Unidos, onde concluiu o doutorado em Artes Musicais na Universidade de Michigan sob a orientação de Stephen Shipps. Participando de extensas atividades como camerista junto ao Quarteto Viktor Ullmann, ganhou competições internacionais, como o “Concertino Praga”, além de recitais de música de câmara com Martha Argerich e Ivri Gitlis. Como solista, apresentou-se com diversas orquestras na Europa e nos Estados Unidos, como a Filarmônica de Baden-Baden e a Orquestra da Universidade de Michigan, e, em 2012, com a Orquestra da Universidade de Música de Belgrado e a Sinfonietta Lemberg.

As primeiras aulas de violoncelo de Tatjana Uhde começaram com sua mãe Sanja Uhde. Estudou com Martin Ostertag na Universidade de Música de Karlsruhe, e com Philippe Muller no Conservatório Nacional Superior de Música e de Dança de Paris, onde se graduou e obteve o diploma de artista, com distinção. Concluiu seus estudos com Antonio Meneses, na Universidade de Música de Berna. Recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Música de Câmara “Concertino Praga” e o segundo prêmio no prestigioso Concurso Internacional de Violoncelo-Solo “Witold Lutoslawski”, em Varsóvia. Em março de 2013, o Quarteto de Cordas Capriccio, do qual ela faz parte, recebeu o primeiro prêmio no “Concurso Internacional de Música de Câmera”, em Illzach. Atualmente é violoncelista solista na Ópera Nacional de Paris.

O pianista Michael Uhde nasceu em uma família musical, recebendo as primeiras aulas de piano de seu pai, Jürgen Uhde, pianista e autor de vários livros importantes sobre a literatura pianística. Estudou na Universidade de Música de Freiburg, com Carl Seemann e, como bolsista do Studienstiftung des Deutschen Volkes, com Bruno Canino, em Milão. Apresentou-se por diversos países em inúmeras formações de câmara, a citar, entre elas, os duos com o violoncelista Antonio Meneses e com o violinista Antonio Pellegrini. Michael Uhde é professor de Piano e Música de Câmara e vice-reitor da Universidade de Música de Karlsruhe. Dedica-se a pesquisas sobre a música de câmara brasileira e possui um grande arquivo de partituras e documentos sobre compositores brasileiros.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

6/6/2013

29/05/2013 - Atualizada em 28/05/2013