A ensaísta, crítica literária e pesquisadora Walnice Nogueira Galvão fez a segunda palestra do ciclo “A cidade na ficção brasileira”, sob coordenação do Acadêmico, embaixador e historiador Alberto da Costa e Silva. O tema da segunda conferência foi “O escritor na cidade: Machado de Assis e Lima Barreto”, e o evento aconteceu, excepcionalmente, no dia 9 de setembro, segunda-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.
O ciclo terá mais duas conferências, todas no mês de setembro. Os dias, os conferencistas e os temas, respectivamente, serão: 17, Renato Cordeiro Gomes, “Encontro e confronto com a cidade: ficção brasileira e experiência urbana”; e 24, Letícia Malard, “A rua, o cortiço e o sobrado no Rio de Aluísio Azevedo”.
Saiba mais
A palestrante
Walnice Nogueira Galvão é Professora Emérita de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP. Foi Professora Visitante nas Universidades de Austin, Iowa City, Columbia, Paris VIII, Freie Universität Berlin, Poitiers, Colônia, École Normale Supérieure, Oxford, Berlin 2.
Tem 35 livros publicados, sobre Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, crítica da literatura e da cultura. Entre eles: Sombras & Sons (2011), Euclidiana – Ensaios sobre Euclides da Cunha (2009); Mínima mímica – Ensaios sobre Guimarães Rosa (2008 – Prêmio Biblioteca Nacional); O tapete afegão (2008); As musas sob assédio – Literatura e globalização no Brasil (2005); O Império do Belo Monte (2001); A donzela guerreira (1997); Desconversa (1997). Escreve assiduamente em jornais e revistas.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
9/9/2013
06/09/2013 - Atualizada em 05/09/2013