A Academia Brasileira de Letras comemorou seu 113º aniversário e fez a entrega dos prêmios literários de 2010. O Acadêmico e presidente Marcos Vinicios Vilaça presidiu a sessão solene, que teve o Acadêmico José Murilo de Carvalho como orador oficial.
O vencedor do “Prêmio Machado de Assis”, a mais importante comenda cultural brasileira, concedida desde 1941, é o crítico literário, professor, escritor, ensaísta e filósofo paraense Benedito Nunes. Ele receberá R$ 100 mil em dinheiro e um diploma.
“A entrega do 'Prêmio Machado de Assis' a um crítico literário paraense tem um significado bem maior do que o de apenas premiar um intelectual. O fato de Benedito Nunes, independentemente de seu trabalho estar entre os de maior destaque no Brasil e no exterior, ter sido o escolhido pela Academia evidencia a confirmação da missão acadêmica de integrar culturalmente todas as regiões do país. A ABL está atenta ao Brasil como um todo, como uma nação”, afirmou o presidente da Casa, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.
Na ocasião, foram entregues também os “Prêmios ABL” de 2010. Os vencedores das categorias foram:
- Ficção (conto, romance, teatro): Romance "Outra Vida", do escritor carioca Rodrigo Lacerda;
- Infanto-juvenil: livro “Marginal à esquerda”, da escritora e ilustradora mineira Ângela-Lago;
- Tradução: “Pequenas traduções de grandes poetas", do pernambucano Milton Lins;
- Poesia: “A máquina das mãos”, do poeta maranhense Ronaldo Costa Fernandes;
- História/ciências sociais: “Escravismo em São Paulo e Minas Gerais”, de Francisco Vidal Luna, Iraci Del Nero e Herbert S. Klein;
- Ensaio e crítica literária: “O controle do imaginário & a afirmação do romance", do professor e crítico literário maranhense Luiz Costa Lima;
- Cinema: "A erva do rato", de Júlio Bressane e "Hotel Atlântico", de Suzana Amaral.
Cada categoria deu, além de diploma, o prêmio em dinheiro no valor de R$ 50 mil.
A sessão comemorativa para celebração do aniversário da ABL e entrega dos prêmios acontece no dia 20 de julho, às 17h, no Petit Trianon.
Saiba mais
Discurso do Presidente Marcos Vinicios Vilaça na sessão comemorativa dos 113 anos da ABL
Veja também
Twitter da ABL
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
Assuntos relacionados
Sessão comemorativa: 112 anos da ABL
20/7/2010
20/07/2010 - Atualizada em 19/07/2010