A Academia Brasileira de Letras convidou para a conferência em homenagem aos 110 anos de Vladimir Nabokov, que teve como convidado o escritor neozelandês Brian Boyd falando sobre "Nabokov e Machado". O evento foi no dia 17 de setembro, às 17h30, na Sala José de Alencar.
A relação entre Nabokov e Machado é um vies inédito e trata-se de uma grande oportunidade de se iniciar um belo e interessantíssimo diálogo entre as obras de dois grandes autores, suas diferenças e similaridades, a partir de uma perspectiva evolucionária.
O evento teve entrada franca, tradução simultânea e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
Saiba mais
Brian Boyd é Professor Titular do Departamento de Inglês da Universidade de Auckland. Seu trabalho sobre ficção americana, inglesa, grega, irlandesa, neozelandesa e russa, drama, poesia e tradução de épicos para tiras receberam inúmeros prêmios e foram publicados em doze línguas.
Ele é conhecido por seus livros de crítica e edições das obras de Nabokov, incluindo a biografia Vladimir Nabokov: The Russian Years and Vladimir Nabokov: The American Years (Princeton,1990, 1991). Entre os livros a serem publicados listam-se: On the Origin of Stories: Evolution, Cognition, and Fiction (Belknap/Harvard,2009); Evolutionary Approaches to Literature: A Readerin Art and Science (co-editado com Joseph Carroll eJonathan Gottschall, Columbia,2009).
Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a biografia do filósofo da ciência Karl Popper e pretende editar os doze volumes da obra ainda não coletada e não publicada de Nabokov.
O escritor convidado, Brian Boyd, acaba de lançar On the Origin of Stories: Evolution, Cognition, and Fiction, Belknap/Harvard, 2009.
17/9/2009
14/09/2009 - Atualizada em 13/09/2009