Em comemoração ao centenário de morte do Acadêmico e escritor Euclides da Cunha, a Academia Brasileira de Letras irá inaugurar no dia 27 de agosto, às 17h30, a exposição "Euclides da Cunha, um brasileiro", que ficará abrigada no Centro Cultura da ABL até o final de outubro.
A mostra contará com documentos que registram os dois anos e meio em que Euclides ocupou a Cadeira nº 7 da Academia, assim como constará da exibição de vídeos e de painéis iconográficos, de textos de Euclides da Cunha, ou sobre ele, correspondência (com Machado de Assis, Afonso Celso, Max Fleuiss, Gustavo Masson. José Verísssimo, entre outros), além de objetos pessoais, cartões postais manuscritos (quando de sua viagem de reconhecimento ao Purus e Alto Juruá), fotos e também espadas, facões, projéteis recolhidos em Canudos.
Na Academia, Euclides da Cunha foi o segundo ocupante da Cadeira 7, eleito em 21 de setembro de 1903, na sucessão de Valentim Magalhães e recebido em 18 de dezembro de 1906 por Sílvio Romero.
O Presidente da ABL, Cícero Sandroni, diz que "a exposição será mais um elemento com que a Academia procurará demonstrar como a excepcional compreensão de Euclides sobre as raízes nacionais mergulhou no cerne mesmo da visão do Brasil sobre si próprio, visão histórica, antropológica, sociológica e geográfica".
25/8/2009
25/08/2009 - Atualizada em 24/08/2009