Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Aleam - Comandante Dan propõe Medalha Ruy Araújo ao escritor Milton Hatoum

ABL na mídia - Aleam - Comandante Dan propõe Medalha Ruy Araújo ao escritor Milton Hatoum

 

No dia 14 de agosto de 2025, Milton Hatoum foi eleito para ocupar a Cadeira nº 6 da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucedendo o jornalista e escritor Cícero Sandroni. O autor amazonense recebeu 33 dos 34 votos possíveis.

“A grandeza da obra produzida por Milton Hatoum já o colocava entre as grandes expressões da literatura brasileira contemporânea. A eleição dele para a Academia Brasileira de Letras recepciona naquela instituição uma brasilidade diferenciada do Norte do País, tão discriminado e relegado a segundo plano. É uma conquista importante para o Amazonas e para o Norte do Brasil”, destacou o parlamentar.

Fundada em 20 de julho de 1897, a ABL é a mais tradicional instituição literária do país. Milton Hatoum é o primeiro amazonense a ocupar uma cadeira na entidade e, atualmente, o único representante da Região Norte.

Filho de pai libanês e mãe brasileira de origem libanesa, Hatoum lançou seu primeiro romance em 1989. Desde então, construiu uma carreira premiada, destacando-se:

Prêmio Jabuti de Melhor Romance (1990) por Relato de um certo Oriente;

Prêmio Jabuti de Melhor Romance (2001) e Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira (2005) por Dois Irmãos;

Prêmio Jabuti de Livro do Ano (2005) e Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) por Cinzas do Norte.

A medalha

A Medalha Ruy Araújo é considerada a maior comenda concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Criada para homenagear personalidades que se destacam nas áreas política, jurídica, cultural e empresarial, a honraria reconhece aqueles cujas ações resultam em benefícios diretos para a sociedade amazonense.

Matéria na íntegra: https://www.aleam.gov.br/comandante-dan-propoe-medalha-ruy-araujo-ao-escritor-milton-hatoum/

03/09/2025