Na última sexta (8), a jornalista e escritora Míriam Leitão tomou posse na cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), em cerimônia realizada na sede da instituição, no centro do Rio. Décima-segunda mulher a ingressar na casa (e a quinta do atual quadro de acadêmicos), de acordo com reportagem do jornal O Globo, ela usou seu discurso para destacar a importância da inclusão e da representatividade e entrou no Salão Nobre da ABL acompanhada de Fernanda Montenegro, Rosiska Darcy e Lilia Schwarcz. A posse contou também com imagem gerada por inteligência artificial de Machado de Assis.
Pela primeira vez, o livro Proclamem nas montanhas (Companhia das Letras) é publicado no Brasil. O título é a primeira obra de James Baldwin e teve uma resenha escrita na Folha de S. Paulo. O Painel das Letras, também da Folha, produziu um vídeo falando sobre Jacarandá (Editora 34), um dos livros mais vendidos da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
O g1 publicou uma reportagem sobre o "Bobbie Goods da Quebrada", um livro de colorir que conta o cotidiano de jovens das periferias de Belo Horizonte. Livro já vendeu mais de 200 cópias na primeira semana de distribuição.
Adriana Ferreira Silva questiona em uma coluna no Nexo sobre qual é o perigo dos livros, se a maioria da população brasileira não lê. No texto, ela menciona o ataque à Flipei, críticas à Flip e censura de obras.
Em razão do feriado do dia dos pais no último domingo, o site da rádio CBN selecionou livros que falam sobre paternidade, e a revista Você S&A compilou uma lista com seis títulos de livros voltados para desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.
Matéria na íntegra: https://www.publishnews.com.br/materias/2025/08/11/apanhadao-miriam-leitao-toma-posse-na-academia-brasileira-de-letras
11/08/2025