Não é novidade a adaptação de Machado de Assis para revistas em quadrinhos, mas desta vez, a editora gaúcha Brasa vai fazer parceria direta com a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a STA Comunicação, para lançar, no início do próximo ano, uma série de clássicos do Bruxo do Cosme Velho em HQs.
O primeiro será “A Cartomante”, seguido de “O Alienista”, “Esaú e Jacó” e “Dom Casmurro”, esse último, pode dar liberdade de criação aos quadrinistas sobre a eterna treta: Capitu traiu ou não traiu ou não Bentinho?
A ABL, no Rio, e a Brasa, em Porto Alegre, vão fazer encontros com professores para falar do autor e mostrar como usar HQs em sala de aula sem parecer que a literatura morreu de tédio. O projeto ainda prevê a distribuição de exemplares nas escolas públicas e oficinas com o título “O Poder Didático da Linguagem dos Quadrinhos – (Re)Alfabetização Visual”. Tudo para ajudar os professores a transformar “Machado” em verbo: machadar, ou seja, ler com ironia, sutileza e bom humor.
Matéria na íntegra: https://vejario.abril.com.br/coluna/lu-lacerda/machado-de-assis-em-hqs-literatura-classica-sem-tedio/
23/10/2025