Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin lança o livro “João Cabral de Melo Neto: uma fala só lâmina”

Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin lançou o livro “João Cabral de Melo Neto: uma fala só lâmina”

 

O Acadêmico, ensaísta e poeta Antonio Carlos Secchin, sétimo ocupante da Cadeira 19 e Primeiro-Secretário da Academia Brasileira de Letras, lançou, no dia 16 de abril, quinta-feira, a partir das 19 horas, na Livraria Travessa do Leblon, o livro João Cabral de Melo Neto: Uma fala só lâmina. A obra, editada pela Cosac Naify, é a reunião de seus ensaios escolhidos sobre o poeta pernambucano e foi organizado em duas seções, segundo os editores.

Na primeira, Secchin analisa todos os livros de João Cabral, cronologicamente sequenciados. Essa parte reedita a obra João Cabral: a poesia do menos, publicada em 1985, inteiramente revista e ampliada em cinco capítulos: “O poeta aponta” (sobre Primeiros poemas), “Frei Caneca: a voz silenciada” (sobre Auto do frade), “Outras paisagens” (sobre Agrestes), “Ouvindo dizer” (sobre Crime na calle Relator) e “Ponta final” (sobre Sevilha andando).

Na segunda, intitulada “Outros ensaios”, estão reunidos estudos de Secchin, antes dispersos, também fundamentais para uma compreensão aprofundada da obra de João Cabral. De acordo com os editores, o livro conta ainda com uma seção iconográfica que reproduz as capas das primeiras edições dos livros de poesia do escritor pernambucano, que também foi Acadêmico – ocupou a Cadeira 37, para a qual fora eleito em 15 de agosto de 1968 (faleceu no dia 9 de outubro de 1999).

Os editores selecionaram, também, uma frase de João Cabral de Melo Neto numa entrevista de 1991: "Entre todos os professores, pesquisadores e críticos que já se debruçaram sobre minha obra, destaco Antonio Carlos Secchin. Foi quem melhor analisou os desdobramentos daquilo que pude realizar como poeta".

Saiba mais

Antonio Carlos Secchin

Antonio Carlos Secchin nasceu no Rio de Janeiro, em 1952. Doutor em letras e professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, desde 2004 ocupa a cadeira 19 da Academia Brasileira de Letras, onde exerce, atualmente, o cargo de Primeiro-Secretário.

Poeta e ensaísta, Secchin publicou, entre outras obras, João Cabral: a poesia do menos (1985), Poesia e desordem (1996), Todos os ventos (poemas reunidos, 2002, ganhador dos Prêmios da ABL, da Biblioteca Nacional e do Pen Clube), Escritos sobre poesia & alguma ficção (2003), 50 poemas escolhidos pelo autor (2006), Memórias de um leitor de poesia (2010), Eus & outras (antologia poética, 2013).

Ainda em 2013, a Editora da UFRJ publicou Secchin: uma vida em letras, com dezenas de artigos, ensaios e depoimentos sobre a produção do Acadêmico como escritor, editor, docente e bibliófilo. É Oficial da Ordem de Rio Branco.

10/04/2015