O Acadêmico, professor, gramático, linguista e filólogo Evanildo Bechara lançou, pela Nova Fronteira, o livro Novo dicionário de dúvidas da língua portuguesa. O evento aconteceu no dia 17 de novembro, quinta-feira, às 17 horas, no Petit Trianon, na Academia Brasileira de Letras, Avenida Presidente Wilson, 203, Castelo, Rio de Janeiro. A obra contou com a colaboração da lexicógrafa Shahira Mahmud.
“O livro trata de fatos da língua portuguesa que se acham definidos nas gramáticas. A diferença é que as dúvidas no modo de falar ou escrever podem ser dirimidas em ordem alfabética. Um dicionário gramatical deste tipo dispõe ao leitor como resolver suas dificuldades. Por exemplo: se houver dúvida sobre a expressão correta, como quando eu vir ou quando eu ver, basta acessar os verbetes dos verbos vir e ver. Quando eu vir, refere-se ao verbo ver. Já a expressão quando eu ver não existe”, adiantou Evanildo Bechara.
A obra é uma espécie de guia de consulta rápida e fácil e esclarece as dificuldades mais recorrentes no dia a dia das pessoas: “A língua portuguesa é rica e, em alguns pontos, bem complexa. Por isso, é natural que seus falantes tenham dúvidas”, afirmou Bechara, acrescentando que o livro abrange áreas de pronúncia, ortografia, novo Acordo Ortográfico, hífen, crase, conjugação, regência, concordância, entre outras informações.
Além da explicação sobre a forma correta de utilização, ou as diversas possibilidades de emprego de cada verbete, o dicionário vem com exemplos e abonações de autores clássicos e contemporâneos, ajudando o leitor a resolver sua dúvida.
Saiba mais
Quinto ocupante da Cadeira 33 da ABL, eleito em 11 de dezembro de 2000, na sucessão de Afrânio Coutinho, Evanildo Cavalcante Bechara é Professor Titular de Filologia Românica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense e professor Emérito da UERJ e da UFF, além de ter sido professor visitante da Universidade de Coimbra e da Universidade de Colônia. Faz parte da Comissão Científica da Société Linguistique Romane, com sede em Strasbourg, e pertence à Academia Brasileira de Filologia e à Associação de Romanistas.
Diretor da revista Confluência, do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português, Bechara publicou, pela mesma instituição, obra coletiva intitulada Na ponta da língua. Integram a publicação artigos de Silvio Elia, Gladstone Chaves de Melo, Antônio Geraldo da Cunha, Maximiano de Carvalho e Silva, Antonio Basílio Rodrigues entre outros. Diretor da Revista Littera, preparou, junto com Segismundo Spina, a 1ª edição da Antologia de Os Lusíadas, publicada pela Grifo. A 2ª edição, melhorada, foi publicada pela Editora da Universidade de São Paulo.
Responsável por um dos capítulos no livro coletivo Trivium e Quadrivium, em que escreve sobre a História da Gramática na Idade Média, Bechara é autor, entre outros livros, da Moderna gramática portuguesa, Lições de português pela análise sintática, Gramática escolar da Língua Portuguesa, Língua e Linguagem e A nova ortografia.
09/11/2016