E se fosse possível uma troca de experiências, ou, melhor dizendo, um diálogo com aquele que é considerado o maior dos imortais e grande cronista de seu tempo, Machado de Assis? A inquietação do Acadêmico e escritor Arnaldo Niskier resultou no seu mais recente livro “Arnaldo Niskier & Machado de Assis — Diálogos”, que será lançado na próxima segunda-feira, dia 8 de dezembro, às 16h30, na ABL. A obra é uma coletânea de textos do atual ocupante da cadeira 18 entrelaçados com trechos de obras do fundador da ABL.
Segundo o Acadêmico, o livro propõe um diálogo atemporal entre dois imortais da literatura brasileira, com reflexões sobre educação, cultura, política e memória. Para cada texto do Arnaldo Niskier, uma citação machadiana serve de mote e norte de leitura.
No evento, serão distribuídos 200 exemplares aos participantes presentes. “Os diálogos engendrados neste novo livro convidam o leitor a refletir sobre questões essencialmente humanas, sobre questões comuns da vida em sociedade e sobre os desafios do mundo de ontem e de hoje”, afirmou Niskier.
Sobre Arnaldo Niskier
Arnaldo Niskier é membro da ABL desde 1984, tendo sido presidente em dois mandatos. É professor aposentado de História e Filosofia de Educação da UERJ, Doutor em Educação pela UERJ. Foi membro do Conselho Federal, Estadual e Nacional de Educação, Secretário de Estado do RJ por quatro vezes, quando inaugurou 88 escolas públicas.
É sócio-correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e Presidente Emérito do CIEE/RJ. Vendeu mais de 20 milhões de livros dos 120 escritos até hoje.
04/12/2025