Autora mais lida do Brasil nos últimos dois anos, a escritora Carla Madeira ("Tudo é Rio", "Natureza da Mordida" e "Véspera") dá início ao ciclo de conferências "O que eu sei dela", na Academia Brasileira de Letras, no dia 3 de setembro, às 16h, com entrada franca. O ciclo tem coordenação da Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/carla-madeira-468516/
- Carla Madeira abre o ciclo “O que sei dela. Neste ciclo, algumas mulheres como ela, Eliana Alves Cruz, Lília Schwarcz e Lúcia Bettencourt vão falar de outras mulheres. Carla Madeira vai falar de Carla Madeira. Ela não sabe muito sobre ela, mas sabe de tudo o que escreve; e através do que ela escreve, aparece o que ela é. Tem resistência a autoficção, mas desta vez ela será seu próprio personagem. A escritora mais lida no Brasil. Uma bela escritora. Vai encantar a plateia. Personagem adorável, escritora formidável e tem muito a dizer o que sabe sobre outra mulher, que é Carla Madeira – resumiu a coordenadora do ciclo, Rosiska Darcy de Oliveira.
Carla Madeira acredita que, sem uma boa dose de inconsciente, a literatura se empobreceria. Ela afirma que se considera uma autora de ficção porque inventa histórias.
- Não sei fazer autoficção, tenho uma grande dificuldade de escrever sobre mim quando sei que estou escrevendo sobre mim. Aos meus ouvidos, soa lamentoso e repetitivo. Tenho a impressão de que só a ficção pode extrair de mim o que não sei. A escritora dinamarquesa Tove Ditlevsen, em seu lindo livro autobiográfico, Trilogia de Copenhagen, diz: “De alguma forma, é sobre mim, embora nunca tenha vivido as coisas pelas quais passam as personagens”. E eu acrescentaria: “Imaginar é sempre revelar um pouco de si mesmo” - destacou.
O CICLO
Em quatro conferências, o ciclo irá se concentrar na trajetória de mulheres que ficaram marcadas seja por sua transgressão, por sua influência na literatura, ou pela denúncia social.
Após a conferência de Carla Madeira, a ABL recebe a vencedora do Prêmio Jabuti 2022 Eliana Alves Cruz. Ela falará sobre a escritora Carolina Maria de Jesus no dia 10 de setembro, na mesma hora e local.
Dando sequência, no dia 17 de setembro, a professora Lucia Bettencourt abordará a trajetória de Anita Malfatti, precursora do movimento modernista brasileiro.
Encerrando o ciclo, no dia 24, a escritora e antropóloga Lilia Schwarcz discorrerá sobre Amália Augusta.
Sobre Carla Madeira
Carla Madeira nasceu em Belo Horizonte em 1964. Largou um curso de matemática e se formou em jornalismo e publicidade. Foi professora de redação publicitária na Universidade Federal de Minas Gerais e é sócia e diretora de criação da Agência de Comunicação Lápis Raro, uma das mais conceituadas de Minas Gerais.
Em 2014, lançou seu primeiro romance “Tudo é rio”, um sucesso editorial, recebido com entusiasmo pelo público e pela crítica. Também publicou os romances a “A natureza da mordida” e “Véspera”. Em 2023, foi a autora brasileira mais lida no Brasil.
INSCRIÇÕES:
10 de setembro - Eliana Alves Cruz fala sobre Carolina Maria de Jesus - https://www.even3.com.br/carolina-maria-de-jesus-469764/
17 de setembro - Lucia Bettencourt fala sobre Anita Malfatti - https://www.even3.com.br/anita-malfatti-469769/
24 de setembro - Lilia Schwarcz fala sobre Amália Augusta https://www.even3.com.br/amalia-augusta-487017/
28/08/2024