Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Carlos Nejar – Aquele que nasceu com os relâmpagos” é o tema da segunda conferência do ciclo Filhos de Peixe

“Carlos Nejar – Aquele que nasceu com os relâmpagos” é o tema da segunda conferência do ciclo Filhos de Peixe

 

O poeta Fabricio Carpinejar dará continuidade ao ciclo “Filhos de Peixe”, em que homenageará seu pai, o também poeta, escritor e acadêmico Carlos Nejar, na ABL, na próxima terça-feira, 14 de outubro, às 16h, com entrada franca. A sua fala irá se concentrar na Cosmogonia de Nejar, tendo o mar e o pampa como símbolos da transcendência. A Acadêmica Rosiska Darcy fará a coordenação.

As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/aquele-que-nasceu-com-os-relampagos-632251/ A conferência também pode ser acompanhada no Youtube da ABL: https://www.youtube.com/live/G6-KsMR9hC4?si=wq-OgG16_AvWxR2-

Sobre Carlos Nejar

Carlos Nejar é poeta ficcionista, tradutor e crítico literário. Eleito para a ABL em 1988. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC do Rio Grande do Sul. Recebeu o Prêmio Machado de Assis, da ABL em 2000 pelo conjunto da obra. Foi procurador do Ministério Público em Porto Alegre, integrou o Conselho Superior, o Colégio de Procuradores do Ministério Público e o Conselho Nacional de política Cultural, este entre 1994 e 1996. Organizou a “Antologia da Poesia Portuguesa Contemporânea”, em 1981.

Sobre Fabricio Carpinejar

Fabrício Carpinejar é múltiplo por vocação. Escritor premiado, jornalista com vasta experiência em rádio e televisão, ator de suas próprias crônicas, influenciador digital com mais de 10 milhões de seguidores, palestrante dos mais requisitados no mundo corporativo e professor de Estética na pós-graduação da PUC-RS. Comunicador incansável, escreve crônicas diárias para o jornal Zero Hora e semanais para O Tempo (MG), além de ser voz constante como comentarista da Rádio Gaúcha.

Com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, 52 livros publicados e mais de 20 prêmios literários, incluindo duas edições do Prêmio Jabuti, é um dos autores contemporâneos mais reconhecidos e queridos do Brasil.

Transita com desenvoltura por gêneros diversos — da poesia à crônica, do infantojuvenil ao jornalismo literário. Seu mais recente livro, Se Eu Soubesse (Grupo Editorial Record), retrata a chamada “geração-sanduíche” — adultos entre 40 e 50 anos que, pela primeira vez na história, cuidam ao mesmo tempo dos filhos e dos pais. O luto, a saudade e a perda também são temas centrais em suas obras Depois é Nunca (2021) e Manual do Luto (2023), nas quais Carpinejar afirma com coragem que o luto não é uma fase: é uma vida inteira que se transforma.

Em 2018, lançou o best-seller Cuide dos Seus Pais Antes que Seja Tarde, eleito um dos livros de não ficção mais vendidos do país e tema de seu aplaudido TEDx Fortaleza. Tornou-se também um fenômeno nas redes sociais com seus guardanapos poéticos — pequenos pensamentos diários, intensos e viscerais, compartilhados com milhões de leitores. Durante uma década (2001–2011), atuou na Unisinos como professor e coordenador, sendo o idealizador de cursos pioneiros como “Formação de Produtores e Agentes Literários” e “Formação de Produtores e Músicos de Rock”. Foi escolhido pela Revista Época como uma das 27 personalidades mais influentes da internet brasileira. Assina seus trabalhos como Carpinejar, uma fusão dos sobrenomes dos pais — a poeta Maria Carpi e o imortal Carlos Nejar.

09/10/2025