A Academia Brasileira de Letras promoveu, nesta quinta-feira, 2 de abril, às 17h30, na Sala José de Alencar, o lançamento do site do Centro Virtual de Documentação e Referência Oswaldo Goeldi.
O evento teve palestra do Presidente da ABL, Cícero Sandroni, e apresentação da coordenadora do projeto, Noemi Ribeiro, sobre o processo de elaboração do site.
O site coloca à disposição da comunidade de pesquisadores um banco de dados com cerca de 1140 obras digitalizadas. São desenhos, gravuras e ilustrações para livros e suplementos literários, além de cartas e reprodução de documentos do ilustrador brasileiro.
O extenso conjunto de periódicos mantidos pela Biblioteca Acadêmica Lúcia de Mendonça, ampliou o número de obras no portal, totalizando 390 ilustrações realizadas por Oswaldo Goeldi, entre os anos de 1941 a 1956, para os suplementos literários – “Letras e Artes”, “Autores e Livros” e “Pensamento na América”, do jornal A Manhã. Esta conquista extraordinária é repassada para os usuários da rede mundial de computadores, através de uma arquitetura intuitiva e amigável, especialmente elaborada para oferecer um extenso catálogo de obras realizadas desde a juventude do artista.
Após o lançamento do site houve também a abertura da exposição "Oswaldo Goeldi - Ilustrações", com a mostra dos originais digitilizados para a internet. A exposição está aberta ao público do dia 2 ao dia 24 de abril, de segunda a sexta, das 9h às 18h. A entrada é franca.
O evento teve entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal da ABL.
Saiba mais
02/04/2009 - Atualizada em 01/04/2009