A Academia Brasileira de Letras deu continuidade ao ciclo de conferências “O bom humor na ABL”, sob coordenação do Acadêmico e jornalista Cícero Sandroni, com palestra do professor e poeta Cláudio Murilo Leal sobre o tema “O humor e o cômico na ABL”. O evento aconteceu no dia 18 de junho, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.
De acordo com Cícero Sandroni, o ciclo mostrará que a Academia tem, também, uma face bem mais divertida do que se imagina, e pretende exibir em suas palestras semanais que a ABL, desde sua fundação até os dias de hoje, sempre abrigou escritores voltados para textos cômicos:
“Nosso primeiro Presidente, Machado de Assis, talvez tenha sido o de maior destaque. Uma frase sua – ‘Escrevi-a com a pena da galhofa e a tinta da melancolia’ – escrita no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, deixa isso bem evidente. Outros autores também revelaram seu lado bem humorado, entre eles Martins Pena, patrono da Cadeira 29. Mas temos muitos mais, como Moacyr Scliar, João Ubaldo Ribeiro e Carlos Heitor Cony, por exemplo”, afirmou o coordenador.
O ciclo terá mais uma conferência: dia 25 de junho, “O humor na ficção acadêmica”, com o escritor Flávio Moreira da Costa.
Saiba mais
Professor, poeta e profeta – segundo ele, pois anuncia o passado – Cláudio Murilo Leal é também doutor em Letras pela UFRJ, com tese defendida sobre Machado de Assis. Lecionou nas Universidades Federal do Rio de Janeiro, UnB (Brasília), University of Essex, (Inglaterra) e Toulouse-Le-Mirail (França). Foi Diretor do Colégio Universitário Casa do Brasil, em Madri, durante dez anos. Publicou cerca de vinte livros de poesia, tendo recebido o prêmio Nacional de Literatura do Instituto Nacional do Livro com Cadernos de Proust.
Organizou edições de Vicente de Carvalho, Raul Pompéia, Raimundo Correia, Adolfo Caminha, Cruz e Sousa, Josué Montello, Otto Lara Resende, Invenção de Orfeu de Jorge de Lima e das Poesias Completas de Machado de Assis. Seus últimos livros são Módulos, Cinelândia, Treze bilhetes suicidas, Sopro e O círculo virtuoso, sobre a poesia de Machado de Assis. Traduziu para o espanhol uma Antologia Poética de Carlos Drummond de Andrade, editada pelo Instituto de Cooperación Iberoamericano de España. Pertence à Academia Carioca de Letras e à Academia de Letras do Brasil (Brasília).
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
19/6/2013
11/06/2013 - Atualizada em 10/06/2013