A Academia Brasileira de Letras abriu sua programação do “Cinema na Academia – Série música de filme” com uma homenagem ao cineasta Paulo Cesar Saraceni,que agraciará os convidados com sua presença.
A programação começou com exibição do filme “Porto das Caixas”, de 1962, com roteiro baseado em histórias originais de Lucio Cardoso e trilha sonora do compositor Tom Jobim, composta de arranjos sobre o tema “Derradeira Primavera” e “Valsa do Porto das Caixas”.
Sob a coordenação do Acadêmico Nelson Pereira dos Santos, a abertura do “Cinema na Academia – Série música de filme”, com patrocínio da Petrobras, aconteceu no dia 8 de abril, às 18h30min, no Teatro R. Magalhães Jr.. A entrada foi franca.
Saiba mais
O filme
“Porto das Caixas” é um filme brasileiro datado de 1962, do gênero drama, e marca a estréia do diretor Paulo Cesar Saraceni em longa-metragem. Ele se baseia em um crime ocorrido no município de Itaboraí, no Estado do Rio de Janeiro. Uma mulher muito pobre, maltratada por um marido ignorante e bruto, resolve assassiná-lo. Para conseguir fazer isso, utiliza seus encantos femininos.
A cidade de Porto das Caixas, o nome do filme, ficou conhecida pelo aparecimento de uma estátua de Jesus Cristo que, supostamente, chorava lágrimas de sangue. Foi descoberto depois que se tratava de fraude. O líquido que escorria era preparado e jorrado por intermédio de um mecanismo interno da estátua.
Veja também
Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook
Assuntos relacionados
Confira a programação completa do Cinema na Academia - Série música de filme
8/4/2011
06/04/2011 - Atualizada em 05/04/2011