Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Ministro do STF Luís Roberto Barroso faz na ABL a palestra de encerramento do ciclo “O corpo: liberdade e riscos”

Ministro do STF Luís Roberto Barroso faz na ABL a palestra de encerramento do ciclo “O corpo: liberdade e riscos”

 

A Academia Brasileira de Letras encerrou seu ciclo de conferências do mês de novembro/dezembro, intitulado “O corpo: liberdades e riscos”, sob coordenação da Acadêmica e escritora Rosiska Darcy de Oliveira. O tema da quarta e última palestra foi “A liberdade de ser: morte, vida e escolhas existenciais”, com o jurista e Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. O evento aconteceu na terça-feira, dia 6 de dezembro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

O ciclo teve transmissão direta pelo portal da ABL, assim como estará disponibilizado, para consulta posterior, em seus canais digitais: Youtube, Facebook e Twitter.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora-geral dos ciclos de conferências de 2016.

Saiba mais:

Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1980, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), desde 26 de junho de 2013, Luís Roberto Barroso tornou-se mestre(Master of Laws) pela Yale Law School (Estados Unidos) em 1989, e livre docente e doutor pela UERJ, em 1990 e 2008, respectivamente. Em 2011, realizou estudos de pós-doutorado como visiting scholar na Universidade de Harvard, ocasião em que escreveu e publicou, nos Estados Unidos, trabalho intitulado Here, there and everywhere: human dignity in contemporary law and in the transnational discourse.

Voltado ao direito público, especialmente teoria constitucional, direito constitucional contemporâneo, interpretação constitucional, controle de constitucionalidade, direito constitucional econômico, administrativo e regulação, Luís Roberto Barroso é Professor da Faculdade de Direito da UERJ desde 1982, sendo Professor Titular de Direito Constitucional desde 1995, além de Professor Visitante da Universidade de Brasília desde 2009. Foi Professor visitante da Universidade de Poitiers (França) em fevereiro de 2010, e da Universidade de Breslávia (Polônia) em outubro de 2009, além de ter sido um dos criadores do programa de pós-graduação em Direito Público da UERJ, um dos mais reconhecidos do Brasil e de onde saíram muitos nomes de sucesso no Direito Constitucional brasileiro.

Luís Roberto Barroso é autor de diversos livros, entre eles: O Direito Constitucional e a efetividade de suas normasCurso de Direito Constitucional contemporâneo e Controle de Constitucionalidade no Direito brasileiro. Alguns de seus principais artigos estão publicados em páginas da internet, dentre os quais: Neoconstitucionalismo e constitucionalização do DireitoConstituição democracia e supremacia judicialA dignidade da pessoa humana no Direito Constitucional contemporâneoVinte anos da Constituição Federal: O Estado a que chegamosA americanização do Direito Constitucional e seus paradoxos.

 

30/11/2016

Vídeos relacionados